Geral

Universidade Brasil acaba com internato em Fernandópolis



Universidade Brasil acaba com internato em Fernandópolis

Uma decisão da diretoria da Universidade Brasil em Fernandópolis acaba com o internato para alunos do 5º e 6º ano do curso de Medicina e prejudica atendimento à população na Unidade de Especialidades no bairro Por do Sol. 

Com isso o município deixará de prestar atendimento nas especialidades de Cardiologia, Endocrinologia, Dermatologia, Reumatologia, Hematologia, Pediatria, Ginecologia, Psqiuiatria, Geriatria, Neuro pediatria, entre outros atendimentos que há anos vem sendo feito as pessoas mais carentes. Um retrocesso de 20 anos para o município de Fernandópolis. 

A decisão inconseqüente teria sido da nova diretora que também está querendo até retirar o curso de Medicina de Fernandópolis, segundo uma fonte de dentro da própria universidade. Essa mesma fonte informou que não sabe o motivo de tanta barbárie com a cidade que tanto acolheu essa mesma universidade. Seria uma decisão mimada? 

Apesar dos alunos pagarem R$ 12 mil reais pelas mensalidades, a Universidade Brasil tentar garimpar menores ofertas possíveis, impondo valores que instituições de Saúde devem receber. Isso acaba levando alunos para outras regiões do Estado para a realização dos internados. Por determinação do MEC, a instituição de Saúde, como é o caso da Santa Casa, que recebe o internato, tem direito a receber até 30% do valor da mensalidade, mas a UB apresenta miserável oferta pelo serviço. 

Desde novembro de 2022, a Universidade Brasil, de forma irresponsável, não concluiu com o contrato de aditamento do internado com a Santa Casa de Fernandópolis, prejudicando dezenas de alunos do curso de Medicina. Nesse mesmo aditamento, ficou comprovado que a UB comete evasão fiscal, deixando de pagar os tributos no município. 

Com o fim do internato, a Prefeitura terá que arcar com a contratação de profissionais para cada especialidades, caso queira manter atendimento à população mais carente. 

De acordo com outra fonte pesquisada pela reportagem, a decisão teria sido tomada na semana passada onde alguns alunos tiveram a informação que o internato não seria mais realizado por completo em Fernandópolis. 

Esses alunos do curso de medicina são os que vão a campo, como UBS e UPA e fazem atendimentos junto aos especialistas médicos e também os médicos das estratégias de saúde da família. 
 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.