Polícia

Tutora ignora ajuda veterinária e acaba presa por maus-tratos a animais



Uma mulher de 38 anos foi presa em flagrante pela Polícia Civil nesta terça-feira (11), em Pederneiras, a 26 km de Bauru, por negligenciar o atendimento veterinário gratuito a seus quatro cães, incluindo um filhote. Mesmo após orientação da prefeitura, os animais continuaram em estado de debilidade. A suspeita foi autuada por maus-tratos e aguarda audiência de custódia.  

Investigação e flagrante  

De acordo com o delegado Marcelo Malinverne, a polícia recebeu uma denúncia sobre uma residência na região central onde os cachorros estavam abandonados, dois deles com sarna avançada e debilitados fisicamente. Investigadores, acompanhados de uma veterinária da prefeitura, foram ao local e confirmaram a situação.  

Três semanas antes, a equipe veterinária já havia visitado a casa, mas não encontrou nenhum adulto, o que impediu medidas mais rigorosas. Na semana seguinte, a tutora foi orientada sobre os cuidados necessários e informada sobre o serviço gratuito de atendimento veterinário oferecido pelo município. No entanto, ela não tomou nenhuma providência.  

Diante da omissão e do agravamento da saúde dos cães, a prefeitura resgatou os animais para tratamento e futura adoção. A mulher foi presa em flagrante.  

Crime e penalidades  

O delegado esclarece que maus-tratos a animais envolvem qualquer ação que fira as cinco liberdades do bem-estar animal: nutricional (livre de fome e sede), ambiental (espaço adequado), sanitária (ausência de dor e doenças), comportamental (possibilidade de expressar comportamentos naturais) e psicológica (proteção contra estresse e sofrimento emocional).  

As fiscalizações ocorrem regularmente em Pederneiras e, quando o crime é constatado, o responsável pode ser autuado e enfrentar pena de dois a cinco anos de reclusão, além da proibição de possuir animais.  

Image alt Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia