Cidades

Polícia Ambiental realiza a partir de hoje a “Operação Dia Mundial da Água”



Polícia Ambiental realiza a partir de hoje a “Operação Dia Mundial da Água”

No dia mundial da água, 22 de março, o 4º Batalhão de Polícia Ambiental inicia a “Operação Dia Mundial da Água”. No período, serão intensificadas as ações de policiamento ostensivo nas atividades de preservação da ordem pública e de proteção ao meio ambiente, mediante ações planejadas e direcionadas com enfoque em atividades de educação ambiental, mapeamento por imagens de satélite de áreas de interesse hídrico, fiscalização de áreas com detecção de infração ambiental, além de áreas anteriormente embargadas localizadas em Áreas de Preservação Permanente – APP -, além da promoção da restauração ecológica nessas áreas previamente cadastradas.

O Major Daleck salienta que “a manutenção da vegetação existente nas Áreas de Preservação Permanente é fundamental na proteção dos recursos hídricos, tanto é que a legislação vigente restringe consideravelmente a sua utilização, restrita excepcionalmente em prol da coletividade, nos casos de utilidade pública, interesse social ou atividades de baixo impacto”.

O dia mundial da água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos e a importância de sua preservação e proteção, tornando-se imperioso que o poder público adote medidas de fomento à restauração ecológica das Áreas de Preservação Permanente de mananciais, como forma de garantir a segurança hídrica da população.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.