Saúde

PL do deputado Alexandre Pereira institui exame gratuito para prevenção de câncer colorretal



PL do deputado Alexandre Pereira institui exame gratuito para prevenção de câncer colorretal

Autor do Projeto de Lei (PL 1286/2019), que institui a realização do Teste Imunoquímico para Pesquisa de Sangue Oculto - FIT na rede pública de saúde do Estado de São Paulo como medida preventiva ao câncer colorretal, o deputado estadual Alexandre Pereira irá propor que o projeto seja votado em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (SP).

O exame FIT para pesquisa de sangue oculto nas fezes é capaz de detectar o câncer em estágio inicial, evitando que evolua para quadros irreversíveis. "O PL tem como objetivo a prevenção do câncer colorretal, pois quando diagnosticado precocemente tem altas taxas de cura. Por isso, defendemos a realização do teste FIT como exame preventivo pelos equipamentos públicos de saúde do Estado", assinala Alexandre.

Simples e barato, o teste é indicado para todas as pessoas entre 50 e 75 anos e deve ser feito uma vez ao ano. Caso o resultado seja positivo, o médico indica a colonoscopia para confirmação do diagnóstico. Segundo a tabela da Associação Médica Brasileira o exame de sangue oculto sai em média, apenas R$ 10, em contrapartida a colonoscopia, além de ser invasiva, custa em média R$ 650, sendo realizada apenas em casos positivos do exame FIT.

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, é um dos tumores mais frequentes na população brasileira. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), é o terceiro mais frequente entre os homens e o segundo mais incidente nas mulheres.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.