O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em parceria com o Setor de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (SECCOLD) e a Polícia Militar, realizou nesta terça-feira (19) a Operação Armageddon. A ação teve como foco o combate a uma organização criminosa suspeita de usura, extorsão, lavagem de dinheiro e financiamento do tráfico de drogas em São José dos Campos, Jacareí e São Paulo.
Durante a operação, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária. A investigação revelou que o grupo acumulava um patrimônio incompatível com rendimentos legais, incluindo imóveis, empresas e veículos de luxo registrados em nome de laranjas, caracterizando lavagem de dinheiro.
Os integrantes, alguns deles ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), operavam um esquema de empréstimos com juros abusivos e extorquiam devedores inadimplentes, chegando a tomar bens das vítimas. Além disso, foi apurado que o grupo financiava grandes traficantes de drogas no Vale do Paraíba, fortalecendo sua atuação criminosa.
Promotores de Justiça, servidores do Ministério Público, policiais civis do SECCOLD e militares do 3° Batalhão de Ações Especiais participaram da operação. As investigações continuam para detalhar as responsabilidades dos envolvidos.