Geral

Caixão da rainha Elizabeth 2ª chega a Westminster Hall; fila para homenagens é de mais de 8 km



Caixão da rainha Elizabeth 2ª chega a Westminster Hall; fila para homenagens é de mais de 8 km
Cortejo com o caixão da rainha Elizabeth 2ª da Grã-Bretanha chega ao Westminster Hall

O caixão da rainha Elizabeth 2ª chegou ao Westminster Hall, no Parlamento britânico, nesta quarta-feira (14), após um cortejo que teve início no Palácio de Buckingham, acompanhado a pé pelo rei Charles 3º e seus três irmãos, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward, assim como seus filhos, os príncipes William e Harry.

Ao chegar ao Westminster Hall, o caixão foi carregado por soldados da Guarda Granadeiro e colocado em um catafalco. Durante a ocasião, há um breve serviço conduzido pelo arcebispo de Canterbury, o chefe espiritual da Igreja Anglicana.

Os súditos poderão prestar homenagens à monarca no local a partir desta quarta-feira até a próxima segunda-feira (19), dia do funeral. Espera-se que cerca de 750 mil pessoas passem pelo caixão.

As pessoas começaram a fazer fila pelas ruas de Londres desde a noite da última terça-feira (13). O governo alertou que ela pode se estender por quase 8 quilômetros ao longo da margem sul do rio Tâmisa e passar por pontos de referência, como a roda-gigante London Eye e uma reconstrução do teatro Shakespeare's Globe.

Na madrugada desta quarta-feira (14), os primeiros da fila acordaram com cobertor, cadeira de camping, barraca e capa de chuva, sinal de que haviam pernoitado. Atrás deles começaram a chegar pessoas que tinham dormido em casa, sob o olhar atento dos agentes mobilizados.

"A noite estava bem úmida e fria, mas eu tenho uma cadeirinha e um guarda-chuva grande, então fiquei bem seco. Melhor do que os outros!", brincou Dan Ford, policial aposentado de 52 anos, que chegou ao local na terça-feira à tarde, com luvas e gorro.

As autoridades pediram às pessoas em Londres que se vestissem "adequadamente" e alertaram que a espera pode durar horas, mesmo durante a noite. O público só poderá entrar na capela funerária com uma pequena mochila, mas sem comida nem água.

Procissão com caixão de Elizabeth 2ª começa em Londres com rei Charles 3º e seus filhos

A procissão que leva o caixão com o corpo da rainha Elizabeth 2ª do Palácio de Buckingham até o Palácio de Westminster começou às 14h22 do horário local (10h22 em Brasília) nesta quarta-feira (14)

Como grande parte do centro de Londres fechado ao tráfego, uma grande multidão se formou ao longo da rota para assistir à procissão, que é acompanhada por tiros disparados a cada minuto no Hyde Park, enquanto o sino do Big Ben do parlamento soa

Quando o cortejo chegar ao Westminster Hall, no Palácio de Westminster, o caixão será carregado por soldados da Guarda Granadeiro e colocado em um catafalco. Haverá um breve serviço conduzido pelo Arcebispo de Canterbury, o chefe espiritual da Igreja Anglicana


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.